![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHnTxYzkN-7qNqzHpOtBxkhao9lJ655O2FioE1hsKEfPw-ihL2uParv7RnYBGya4kfZcc7yfOOdi10z6WhBeHDX_WC-xHwBd7FEWnQp5Q5b4OcIdxFuE7utrBFk0h8KbI-5KV2G3WfpxVH/s1600/aprendendo-orar.jpg)
“E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento [...] Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas como a unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou”. (1 João 2:20,27).
Tenho lido alguns artigos falando sobre unção na internet. Inclusive postariam sem minha permissão um artigo em minha página, falando opiniões pessoais que julgam ser a verdade. Mas como sempre é comum em nossos dias, os cristãos desprezam o ensino da Palavra de Deus, e eu me refiro ao original da Palavra de Deus, em não a traduções, seja em qual idioma for.
No Antigo Testamento, a palavra hebraica para unção é mishchah, qualquer coisa untada, unguento, geralmente preparado pelos hebreus com ervas aromáticas e óleo. Unção era a cerimônia inaugural para os sacerdotes e era o óleo de azeite usado para consagrar fosse o rei, fosse o profeta ou os utensílios do culto.
No Novo Testamento temos a palavra grega chrisma de onde vem a palavra em português crisma.
Para nós do Novo Testamento, a unção a que o apóstolo João se refere, quer dizer algo bem diferente. Note que no texto ele coloca que “vós possuís unção”, portanto, todos os cristãos recebem a unção, não na forma que muitos falam por aí, como algo especial para certos membros da Igreja ou para pastor, bispo ou profeta. João não se refere à graça ministerial que o Espírito Santo concede a cada pessoa. O pastor tem a graça de pastorear e apascentar as pessoas, o evangelista tem a graça de evangelizar as pessoas, etc. Por isso quando li no artigo dizendo que unção não é algo só de “pastores especiais”, percebi que o autor nem mesmo sabia o que estava ensinando, levando muita gente ao erro. Um erro induziu ao outro. Quis combater o exagero de certos pregadores e cometeu um erro sério contra o original da Palavra de Deus.
Para entendermos unção aqui, precisamos entender o que o apóstolo explica.
Note suas palavras “a unção ensina a respeito de todas as coisas”, portanto, não é um sentimento de cair de costas no chão, de fazer gritaria na igreja, ou de imitar animais. A unção aqui é algo que Cristo compartilha com todos os cristãos, com todos os filhos de Deus.
A unção aqui, tradução da palavra crisma, se refere ao Espírito Santo, que livra do erro (Atos 10:38; 2 Coríntios 1:21), como o guardião que os ilumina e livra do engano (João 14:26; 16:13), e guia o cristão ao conhecimento de “todas as coisas”, e isto, quer dizer, na Palavra de Deus.
E a maior característica dessa unção, dentro do contexto, em 1 João 2:18-27, é que os verdadeiros cristãos permanecem fiéis aos ensinamentos de Cristo, e não são enganados pelas heresias que a cada dia, porque “já é a última hora” (v.18).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeb3w0rFVUZD415X5C4kpXrESMF17yaW0npku4LbrtB4XbPyT34ZYYn9OW_0fwTjpGvr_o07d0gM5GNkTGGX0JTwc6oDzT53LSbrwrd5O_0nVV-VDydKUL1Oinwj2nGKg2bd6jcNvZtk-I/s1600/Serie-Espirito-Santo-184x184.png)
Essa unção João diz “vem do Santo”, vem direto de Deus, como Jesus prometeu, nas palavras do próprio apóstolo João:” mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”. (João 14:26).
Essa unção João diz que “permanece em vós”, tradução de uma palavra grega que significa “viver, morar”, isto é, a unção habita em cada cristão, conforme explica o apóstolo Paulo: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós”? (1 Coríntios 3:16).
Portanto, quando pensamos em unção como uma manifestação momentânea do modo como Deus usava Sansão, por exemplo, estamos no Novo Testamento com a visão do Antigo Testamento, e por isso é que falamos que não só “pastores especiais” que tem unção.
O Espírito Santo usa a quem Ele quer, quando quer, da forma como quer. Mas a unção está sempre presente na vida da pessoa salva, da pessoa que teve o novo nascimento. E isso Jesus ensinou de forma clara, conforme o mesmo João: “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito”. (João 3:8). Unção não é um show gospel com gente pulando e dançando e nem espetáculo para promover igreja, pastor ou quem quer que seja. É a permanência do Espírito Santo, é a ação constante do Espírito Santo que nos guia, nos ensina, nos santifica.
O Espírito Santo tem que ser dado a qualquer pessoa que nascer de novo, porque ninguém consegue ser salvo sem ação do Espírito Santo.
Esse entendimento sobre unção se encontra no original do Novo Testamento das Escrituras Sagradas, a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus.
Deus ilumine o teu coração contra tanta heresia e ignorância que está atacando a Igreja de Jesus nestes últimos dias.
Por Pr Alberto Rodrigues da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário