Um dia um discípulo se aproximou de Jesus e lhe disse; “Senhor,permite-me que, primeiramente, vá sepultar meu pai”. Jesus, porém, disse-lhe: “Segue-me e deixa aos mortos sepultar os seus mortos” (Mt 8.21,22).
O que Jesus quis dizer? O rapaz poderia ter dito ao Senhor; “Não Jesus! Acho que o Senhor não entendeu. Minha mãe, meus irmãos, meus avós estão vivos, chorando. Quem morreu foi meu pai.
Com certeza Jesus repetiria;
“Ðeixa aos mortos o enterrar os seus mortos, vem e segue-me!”
Com certeza Jesus repetiria;
“Ðeixa aos mortos o enterrar os seus mortos, vem e segue-me!”
O que Jesus queria mostrar com isso,é que o homem tem corpo e alma, mas o espírito esta “morto”. O corpo do homem velado estava sem a alma,mas os veladores tinham corpo e alma mas não tinham o espírito.
Em João cap. 3 um homem perguntou a Jesus; “Senhor! O que eu preciso fazer para entrar no Reino de Deus?”
Jesus respondeu; “Você precisa nascer de novo .Quem não nascer de novo, não pode entrar no Reino de Deus.”
Este homem poderia dizer; “Como é isto? Como pode um homem nascer sendo velho? Como pode entrar no ventre de sua mãe e nascer de novo?” Mas Jesus tornou a responder: Se você não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus.
Infelizmente algumas pessoas acreditam e ensinam que, nascer de novo significa mudar de vida. Se você conseguir mudar sua vida sem a ajuda de Cristo, logo, você não precisa dele. Mas Jesus disse: "sem mim, nada podeis fazer" e também "Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.".
Infelizmente algumas pessoas acreditam e ensinam que, nascer de novo significa mudar de vida. Se você conseguir mudar sua vida sem a ajuda de Cristo, logo, você não precisa dele. Mas Jesus disse: "sem mim, nada podeis fazer" e também "Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.".
Nascer da água: nossa atitude para com Deus.
Ao curar um homem com as mãos mirradas Jesus ordenou “Levanta tua mão”. Então Jesus curou o homem. O homem recebeu a benção depois de ter feito alguma coisa. O mesmo aconteceu com a mulher do fluxo de sangue, com o cego Bartimeu, com a filha do centurião e até com a sogra de Pedro, que não fez nada, mas outras pessoas fizeram por ela intercedendo ao Mestre.
Em Mt 7.7,8 Jesus diz; “Pedi,e dar-se-vos á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos á. Porque aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra;e ao que bate se abre.” Jesus ensina que é preciso fazer algo para que aconteça algo. Nos ensina que nós movemos o céu com nossas atitudes. “Porque clamas a mim? Diga ao povo que marche!” disse o Senhor Deus a Moisés. Só quando o povo começou a adentrar ao mar e Moisés usou o cajado foi que o mar começou a se abrir.
Quando Jesus diz em Mc 16.16 “quem crer e for batizado,será salvo” ele mostra que a nossa parte a fazer é crer e ser batizado. Dessa maneira o batismo passa a ser a nossa atitude de demonstração pública diante dos homens, dos demônios e de Deus, de que reconhecemos Jesus como Filho de Deus, como Cristo e do seu sacrifício pelos nossos pecados, por isso nos submetemos a ele e lhe entregamos a nossas vidas.
Ao ser mergulhado na água,estamos espiritualmente morrendo para o mundo e nascendo espiritualmente para Deus. Voltando a ter a imagem e semelhança de Deus através do seu Espírito em nós (I Pd 4.4).
Nascer da água então, através do batismo, faz com que nós recebamos perdão dos nossos pecados (At 2.38) (Rm 3.23) (I Jo 1.8), nos faz nascer de Deus (I Jo 5.1) voltando a ter o Espírito de Deus em você (I Co 3.16 e 6.19) (I Tess 5.19) (I Jo 4.13,14 e 15) e passamos de criatura para filhos (Jo 1.12,13).
Nascer do Espírito: atitude de Deus para conosco.
Deus é Espírito (Jo 4.24)(II Cor. 3.17).
Nascer de novo? Voltar a ter a imagem e semelhanca de Deus? Como é isso?
Vamos pensar;
Um dia cada um de nós estará frente a frente com Deus.
O que vai diferenciar umas pessoas das outras . Quando olhar para as pessoas, como Deus vai reconhecer quem é filho ou quem é religioso. (Mt 7.21 a 23)
O que vai diferenciar umas pessoas das outras . Quando olhar para as pessoas, como Deus vai reconhecer quem é filho ou quem é religioso. (Mt 7.21 a 23)
Deus é Espírito e seus filhos terão o Espírito de Deus cada um em si mesmo. (I Cor 6.19)
Em Gênesis 1.26 esta relatado que Deus criou o homem a “nossa” imagem e semelhança. Deus estava falando com Jesus que já estava na eternidade (ler Jo 1.) com Ele (embora não tivesse nascido ainda).
Quando o homem foi criado, nele existia;
a) O corpo (aquela parte matéria que enterramos quando fica sem a alma)
b) A alma (aquela parte que faz o homem sentir raiva, prazer, amor carnal, tristeza, etc)
c) O espírito (aquela parte que busca intensamente as coisas de Deus, e nos torna filhos d’Ele)
( I Tess. 5.23)
Quando Deus criou o homem do pó (corpo), soprou nele o seu Espírito e o homem foi feito alma vivente (ganhou vida), corpo, alma e espírito.
Mas quando Deus colocou a sua primeira lei, Ele disse ao homem; “De toda árvore do jardim comerás livremente,mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque no dia em que dela comeres certamente morrerás”. Gn 2.16 ,17.
Satanás, que acompanhava tudo desde o início e sentia ódio do homem, da maneira como foi criado (Deus deu forma ao barro com carinho com suas próprias mãos), da maneira como Deus se agradou de tê-lo criado dando-lhe poder sobre tudo, entendeu o que precisaria fazer para destruir o homem;teria que fazê-lo comer do fruto, porque no dia em que dele comesse, certamente morreria. Sabendo que Adão dificilmente o ouviria, visto que todos os dias conversava pessoalmente com Deus, viu na chegada da mulher e no fascínio do homem por ela, sua chance de colocar seu plano em prática através dela. Tendo convencido a mulher a desobedecer a lei posta por Deus e por ela induzido também o homem, eis que comeram e... ... não morreram!!!!.
O que houve então? Deus disse no dia e certamente. Mas eles ainda tiveram filhos e filhas e viveram anos. Não morreram.Quando Deus diz algo, é exatamente isto que acontece. Na visão carnal eles morreram, deixaram de serem eternos, mas Deus não disse que eles seriam eternos. Em uma outra tradução esta escrito “morrendo, morrereis”, seriam duas mortes.
No dia em que comeu do fruto,o homem não morreu fisicamente, mas deixou de ter o Espírito de Deus nele.
Passou a ter só corpo e alma como aquelas pessoas que velavam o pai do discípulo. Por isso Jesus Cristo disse que, “para entrar no Reino de Deus precisa nascer de novo”, nascer da água e do Espírito sem o que , ninguém vai ser filho e ter direito de entrar no Reino de Deus.
Então como se faz para nascer de novo?
É preciso crer em Jesus como Cristo, Filho do Deus Vivo, entregar sua vida nas mãos d’Ele publicamente através do batismo e viver a Sua Palavra, para receber a benção do novo nascimento, crescendo no conhecimento da Palavra e se enchendo do Espírito, o que fará você vencer a luta contra sua própria carne e o fará dar frutos e ser usado por Deus para trazer outras pessoas a Sua presença.