quarta-feira, 16 de outubro de 2013

As escolhas que fazemos na vida


“Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”. (Deuteronômio 30:19).
Ao nos dar o livre-arbítrio, o Senhor nos impôs a tarefa diária da escolha. Sempre, todos os dias, temos que fazer nossas escolhas. Escolhemos uma proposta de trabalho: alguns são felizes e se dão bem, outros, nem tanto. A escolha da pessoa com quem casar: uns se dão extremamente bem e são felizes até que a morte os separe. Outros erram na escolha, se divorciam e tentam novo casamento, e mesmo assim erram de novo, e se divorciam de novo, para tentar um terceiro e até quarto ou quinto casamento. Tudo dá errado.
O Senhor sempre nos propõe uma ajuda para que façamos as escolhas certas, mas as pessoas atualmente estão estressadas, apressadas, materialistas, e sem tempo para ouvir a Deus, através também da oração. A busca pelo sucesso, pela prosperidade financeira se tornou o objetivo maior dos cristãos modernos dentro das igrejas. Assim, não sabem como ouvir a doce voz do Espírito Santo a lhes orientar, e por isso fazem as escolhas erradas e passam a vida a murmurar e questionar ao Senhor: por que, Senhor? Quantos cristãos dão testemunho de sucesso financeiro nas igrejas, mas estão partindo para o segundo ou terceiro casamento. Porque não deu certo? Fizeram a escolha errada.
Entenda, que a natureza humana caída desde o pecado de Adão, por si só, tem um grande poder de destruição (veja o que estamos fazendo com as pessoas, com a água, com os animais, e com as reservas deste planeta, nas guerras, na religião cheia de ódio e que mata etc.), e de fazer as escolhas erradas (como Adão fez e por isso pecado entrou no mundo) e precisamos da orientação do Senhor. Adão não ouviu ao Senhor. Os que são filhos de Adão continuam não ouvindo ao Senhor, e vive uma vida cheia de pecados dentro das igrejas. Tem aparência, mas não tem essência de filho de Deus. Jesus disse: “Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo” (João 3:7). “Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus”. (João 8:47). Temos que aprender a ouvir ao Senhor Deus. O Senhor Deus fala em nosso coração, em nossa mente, pela natureza, em sonhos, em visões, em nossa consciência, com os nove dons espirituais descritos em 1 Coríntios 12:7-11, e acima de tudo, o Senhor Deus fala conosco pela Bíblia Sagrada, a regra máxima de vida de um filho de Deus verdadeiro.
Ouça a voz do Senhor e verás como tuas escolhas serão melhores e mais felizes. Afinal, a Bíblia Sagrada, é o único livro que você lê na companhia do próprio autor, o Espírito Santo. Temos a garantia do Senhor Deus:
“Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”. (Jeremias 29:12-13).
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”. (2 Timóteo 3:16-17).
Nós tomamos muitas decisões erradas, porque ouvimos as vozes erradas, tal como Adão e Eva. Os cristãos de hoje não vivem o Reino de Deus, mas uma vida independente do Senhor, embora professem de boca ao Senhor, gostem de shows gospel e coisas do gênero. Mas isso não basta. Muitos ainda choram pelo sofrimento de erros, decisões precipitadas, traições, namoros e casamentos fracassados, situações embaraçosas em que foram presos. Não ouviram a voz do Senhor. O Senhor Jesus está sempre pronto a te dar a orientação segura na hora certa. Mas você vai ter que aprender a construir tempo para um relacionamento com o Senhor, aprendendo a ouvir ao Senhor, a obedecer ao Senhor. Não seja como a maioria dos cristãos que não entenderam as palavras do Senhor Jesus: “Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lucas 6:46). Eu oro ao Senhor Jesus, para que você leitor e você leitora, em cada nação e em cada um dos 60 idiomas que podem ler este sermão, que aprendam a ouvir a voz do Senhor, como Ele mesmo falou: “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor”. (João 10:16). Quem é ovelha de Jesus, sabe ouvir a voz do Senhor Jesus.
A graça do Senhor Jesus Cristo seja com todos, em cada ilha, cidade, vila, montanha, gelo, deserto, em cada nação.
O meu amor seja com todos vocês, em Cristo Jesus, nos 60 idiomas em que publico este sermão.
Pastor Alberto Rodrigues da Silva – Comunidade Evangélica do Reino de Deus – Brasil