sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A APARÊNCIA DE JESUS

As pessoas têm se preocupado tanto com aparências. O que vestir, o que falar, como se comportar. Posso ir a praia? Posso usar brincos? Posso usar camiseta? Posso usar uma bermuda? Aparências, aparências, aparências..
Jesus comeu em casa de fariseus. 
Jesus curou o servo de um centurião romano.
Jesus perdoou uma adúltera, indo contra a lei que mandava apedrejá-la.
Jesus expulsou os mercadores do templo de forma nada discreta.
Jesus foi a uma festa de casamento, e quando faltou vinho, fê-lo surgir de tonéis de água.
Jesus perdoou um ladrão que estava sendo crucificado ao seu lado.
Jesus curou no sábado e comeu sem lavar as mãos.
Jesus não se defendeu quando foi acusado.
Jesus elogiou a atitude da mulher que lhe lavou os pés com lágrimas e os secou com seus cabelos.
Jesus fugiu de todas as regras de aparência por amor a nós. Porque a Igreja de Cristo hoje se preocupa mais com aparências do que com o amor ao próximo?? O que é certo ou não fazer não depende do que o mundo acha certo, ou mesmo do que a igreja acha certo. Não são convenções que devem ditar nosso comportamento, mas uma vida santa segundo a palavra de Deus. Quer saber como se comportar? A bíblia diz: "Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém". Consulte sua consciência. Todas as vezes que os padrões humanos são confundidos com "santidade ao Senhor", vem a apostasia, a confusão, a hipocrisia. Ao visitar um pais de cultura diferente (onde o nosso Deus é o mesmo), vê-se irmãos abençoados, homens e mulheres de Deus usarem trajes decentes, mas longe das que são impostas como regra aqui. Um forte sentimento de frustração toma conta do coração, pois descobre-se que os anos a fio que se esforçou por mostrar santidade em roupas sociais, nem um pouco agradáveis num país de clima tropical, tudo foi em vão.
 O amor ao próximo tem que estar acima de convenções, o que, infelizmente, anda em falta no Corpo de Cristo. Julga-se o irmão por dançar durante um culto, ou fala-se mal da irmã que foi à praia, que usou uma calça-comprida (mesmo decente), mas o interesse da maioria hoje pela vida do irmão não passa disso. Não querem saber se o irmão está passando por algum problema, não se oferecem para orar juntos, não jejuam pelos irmãos, não buscam a palavra juntos. Apenas julgam. Esquecem de Tiago, que diz: "Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei e julga a lei. Ora, se julgas a lei não és observador da lei, mas juiz. Há só um legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas ao próximo?" (Tiago 4:11) Vamos esquecer de observar esta ou aquela conduta dos irmãos, vamos nos ater mais ao amor do mandamento deixado por Jesus, amar ao próximo como Ele nos amou.

A maioria das doutrinas de algumas igrejas são verdadeiros "guias de boa conduta cristã", e geralmente tão diferentes uns dos outros quanto o gelo do fogo. Todos arrogam a si o conhecimento da verdade, única e suprema, e que todos os outros estão sem santidade. Se esquecem que a única Verdade é Jesus Cristo, que além de ser A Verdade, é também o Caminho e a Vida. Se você acha que é errado crente usar biquini e se sua esposa, ou irmã, ou filha compartilham da mesma opinião, bem, então elas que não usem. Mas se elas discordam, ou mesmo se você acha que não há mal nisso, não tire a liberdade, o livre-arbítrio que Deus dotou suas criaturas. O cristão reserva-se o direito de aconselhar, exortar, com amor, sinceridade, mansidão, e não de proibir, criando um "talebã" evangélico. Nosso Deus não é Deus de confusão. E o que se tem vistos nos lares e igrejas? Verdadeiras confusões, porque um quer usar uma coisa, outro acha que não pode, por isso e por aquilo. Discussões, desavenças, filhas fugindo de casa, etc... Que cada cristão venha a meditar, não somente no seu jeito de se vestir, mas no seu jeito de lidar com o seu próximo.

“Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”.
(João 13:35)

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

O PERIGO DE DISTORCER AS ESCRITURAS



Num diálogo com um irmão de outra igreja, percebi num momento em que falávamos sobre alguns assuntos, e um de nossos obreiros mostrou-lhe diversos trechos bíblicos refutando o legalismo e a religiosidade excessiva de alguns, ao que este irmão respondeu:

"-Devemos ter cuidado para não distorcermos as Escrituras..."

Quando ele disse isso, fiquei a me perguntar onde o outro irmão "distorceu" a Palavra, pois os versículos respondiam claramente. Creio que ele ficou sem resposta, e só pode se sair com essa, sem citar qual “distorção” o irmão fez. Ora, se houve alguma distorção, nada mais correto do que ele refutar biblicamente, como fez Jesus no deserto, repreendendo o diabo.

O que este irmão respondeu, foi baseando-se em 2 Pedro 3:16, que diz:

“...Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há”.
pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem
e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição “.

Logo Pedro, que muitos dizem que era indouto, ele mesmo condena os indoutos que torcem a Palavra para a própria condenação. Pedro podia ser desconhecedor de outros assuntos, mas as Escrituras eles estudavam TODOS OS DIAS (Atos 5:42). O que significa a palavra "indouto"? ["indouto" = que tem pouco saber] Pedro tinha conhecimento das Escrituras.

Distorcer é justamente o que fazem alguns legalistas: Pegam um único versículo, que fala sobre "santidade", e enumeram uma enorme lista de "podes" e "não podes", que daqui uns vinte ou trinta anos acabam. A isso eles chamam de "sã doutrina" da igreja, e quem não obedece é rebelde, e pode ser excluído. A Bíblia condena a hipocrisia dos homens que proíbem aquilo que Deus não proibiu aos seus fiéis:

"Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência, proibindo o casamento e ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças". (1 Timóteo 4:2,3)

Que base bíblica alguém poderia usar para proibir o casamento? Abstinência dos "prazeres da carne"? Fugir do "pecado"?? Poderíamos enumerar um monte versículos que tratam de "santidade" para tentar justificar a oposição ao casamento. Mas quem estaria com a razão?? Com certeza a Palavra de Deus nos traz a verdade! E talvez por isso os crentes bereanos, por analisar as Escrituras antes de dar credibilidade ao que Paulo e Silas pregavam, foram mais nobres que os de Tessalônica:

"Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim". (Atos 17:11)

E o apóstolo Paulo ainda reforça a autoridade das Escrituras:

“Mas ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema”. (Gálatas 1:8)

O apóstolo Paulo adverte que ainda que ELE MESMO ou até mesmo um anjo do céu pregar outro evangelho, que seja anátema (expulso do vosso meio). Ou seja, Paulo não atribui nem a ele uma obediência cega, sem base no Evangelho de Cristo. Por isso, é responsabiblidade do cristão ler e estudar as Escrituras com afinco, afinal, ele vai estar obedecendo ao Senhor Jesus, que ordenou em João 5:39: "Examinai as Escrituras".

Se alguém lhe disser: “-Fulano distorce a bíblia...”  Pergunte a ele: “-Qual foi a distorção? Onde?? E qual é a resposta na bíblia?” Afinal, você precisa da resposta para não ficar na dúvida! Pois foi assim que Paulo advertiu sobre Himeneu e Fileto:

“Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita”. (2 Timóteo 2:18)

Ele disse qual heresia, e não apenas os chamou de heréticos. E Pedro nos ensina a estar sempre preparados para responder:

“E estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer
que vos pedir a razão da esperança que há em vós”. (1 Pedro 3:15)  

Por Denis de Oliveira  pastor-presidente das Assembléias de Deus, Ministério Poder de Deus, RJ

Jardineiro britânico colhe cenoura que se parece com pessoa

Legume foi colhido por Bernard Ambridge.
Cenoura tem hastes que lembram braços e pernas.

O jardineiro britânico Bernard Ambridge, de 73 anos, ficou surpreso ao colher uma cenoura que se parece com as formas de uma pessoa. Ele estava limpando sua horta em sua propriedade em Crawley, no Reino Unido, quando desenterrou o legume de 35 centímetros, que apresenta hastes que lembram dois braços e duas pernas, segundo o jornal inglês "The Sun".

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O NATAL QUE CONHECEMOS

Natal, que todos sabem, significa o nascimento de Jesus Cristo, que pela terra passou e que dela jamais se afastou. Pela tradição predominante em muitos países e inclusive no Brasil, o dia 25 de dezembro é a data em que cada ser humano de bons propósitos tem como hábito presentear em especial, a quem dedica estima e consideração. Natal, que pela grandiosidade de seu simbolismo, também significa reflexão, amor, fraternidade e esperança num horizonte promissor. Que cada colaborador, no sagrado convívio de seus familiares e demais entes queridos, brindem essa data com o líquido da saúde, do prazer, da felicidade e da esperança, na taça da harmonia e da união. Feliz Natal e Próspero Ano Novo, a você e toda sua família. Que os sonhos, hoje apenas sonhos, num breve futuro se transformem em realidade. Que o Manto Sagrado os cubra e os proteja, com saúde e felicidade. Feliz Natal! e Feliz Ano Novo!
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6